terça-feira, 2 de junho de 2009

Festa De Santo Antônio dos Anjos – Coral Santo Antônio

As trezenas de Santo Antônio são cantadas em latim pelo Coral Santo Antônio dos Anjos e acompanhadas pela orquestra. O coral tem 61 anos de história e faz seus ensaios no Centro Cultural e Social Santo Antônio dos Anjos, ao lado da Matriz. A seguir, um breve histórico do Coral Santo Antônio (retirado do site http://www.coralsantoantonio.com.br/, do próprio coral).

Fundado em 15 de fevereiro de 1948 e considerado como ‘Utilidade Pública’ por decreto do executivo lagunense, o Coral Santo Antônio dos Anjos é um respeitado conjunto, cuja sede é enriquecida de inúmeros troféus conquistados no Estado de Santa Catarina, no Brasil e no exterior.  O Coral Santo Antônio dos Anjos é hoje, um intérprete primoroso e eclético, tanto da música religiosa, como também da clássica, folclórica e popular de todo o mundo. Ouvir o Coral Santo Antônio dos Anjos pode ser considerado privilégio, pois se está diante de um dos melhores grupos do gênero no Sul do Brasil. 

Veja a seguir as datas mais marcantes da história do Coral: 

  • Em 1979, gravou com absoluto êxito nos estúdios da SOM LIVRE, no Rio de Janeiro, acompanhado pela grande Orquestra da Rede Globo de TV, o Long Play "Minha Laguna".

  • Em outubro de 1983, tomou parte na apresentação da IX SINFONIA, Opus 125, de Ludwig Van Beethoven com a Orquestra Sinfônica de Campinas - SP, sob a regência de Benito Juarez, numa promoção da Pró-Música de Florianópolis - SC.

  • Em Março de 1984, o Coral Santo Antônio dos Anjos, participou da abertura da TEMPORADA – 1984, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), sob a regência de Eleazar de Carvalho, executando a FANTASIA CHORAL, Opus 80 e a IX SINFONIA, Opus 125, ambas de Ludwig Van Beethoven.

  • Em 1987, representou o Brasil no 11º Encuentro Internacional de Coros del Paraguay, realizado em Encarnación del Paraguay.

  • Em outubro de 1987 participou como convidado especial, do 12° Encontro Internacional de Coros de Porto Alegre - RS.

  • Em julho de 1990, participou do 1° BRASIL CANTAT, evento maior do movimento coralístico brasileiro e que reuniu, além de quatro corais internacionais, dezesseis corais brasileiros, selecionados pela Confederação Brasileira de Coros.

  • Em junho de 1992, participou do INTERNATIONALEN WETTBEWERB FUR VOKALENSEMBLES-1992 KORNTAL-MUNCHINGEN (Concurso Internacional de Coros-1992), em Stuttgart, Alemanha. Na ocasião prolongou sua estadia na Europa (entre 23/05 e 10/06)  realizando doze concertos nas cidades alemãs de Ilmenau (ex-Alemanha Oriental), Speyer, Kirrlach, Karls-Ruhe, Rastatt, Stuttgart, Mosbach e Frankfurt, merecendo fartos elogios da crítica especializada alemã.

  • Em 30 de junho de 1994 participou como convidado especial do 3° BRASILCANTAT em Criciúma - SC.

  • Entre 24 e 27 de novembro de 1994 excursionou a Rosário - Argentina, onde realizou quatro concertos.

  • Em julho de 1997 gravou, nos estúdios da SIR, em Curitiba – PR, seu primeiro Compact Disc (CD), com um repertório composto de sucessos nacionais e internacionais.

  • Entre os dias 09 e 30 de setembro de 1998 viajou a quatro importantes países da Europa – Alemanha, Itália, França e Espanha – onde se apresentou em teatros e catedrais em 23 concertos.

  • Em outubro de 1998 gravou em Curitiba o CD de Natal “As Mais Belas Canções", editado e comercializado pela gravadora Paulus.

  • Entre os dias 20 e 22 de outubro de 2000 participou de um encontro de corais na Cidade de Riversul no estado de São Paulo.

  • Em outubro de 2001 tomou parte de uma apresentação da orquestra Sinfônica de Americana – SP, na cidade de Florianópolis, em comemoração aos 100 anos da morte de Giuseppe Verdi, executando obras do mesmo.

  • Em setembro de 2002 obteve o 1º lugar com a participação no 5º FECOR, em São José - SC.

  • Em setembro de 2003 obteve novamente o 1º lugar no 6º FECOR, em São José - SC.

  • Em dezembro de 2004 participou de uma apresentação da missa Salve Regina, com a Orquestra Municipal de São Joaquim, na cidade de São Joaquim - SC.

  • Em agosto de 2005 participou do Cinqüentenário da Diocese de Tubarão - SC.

  • Em agosto de 2006 lançou seu quarto CD: MPB – As Mais Belas Canções.

 

 

http://www.radarsul.com.br/laguna/imagens/centro-cultural.jpg

Centro Cultural e Social Santo Antônio dos Anjos

Foto: Lysandro Lima

www.radarsul.com.br/laguna/centro-cultural.asp

*Em breve mais fotos do coral e da própria festa.

5 comentários:

  1. Parabéns pela criação do blog! Continue! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcio através do blog da Jacque achei o seu blog. É bom quando os jovens buscam o caminho da cultura. Um blog é um ótimo veículo.Parabéns da sua conterrânea Ma. de Fatima B. Michels.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marcinho! Seu blog está demais!!!!! Estou gostando muito. Bjssssssssssssss
    Regina

    ResponderExcluir
  4. Ouvi falar que no dia 13, no almoço da festa de Santo Antonio vai cantar o Sr. Sérgio Ungaretti. Gostaria que me confirmassem, pois o rapaz cantou aqui em Fpolis em uma festa, foi o maior sucesso, e perdi o contato com ele, preciso de um vocal no estilo dele para um evento aqui em Fpolis. Se for ele mesmo irei neste almoço sem falta.

    ResponderExcluir

Para saber como comentar, siga o link:
http://minhalaguna.blogspot.com/p/como-comentar.html