quarta-feira, 17 de junho de 2009

Da Laguna ou De Laguna? E agora?

Eu já estava cansado dessa “dúvida cruel” que aflige os lagunenses. Qual o certo? Da Laguna ou De Laguna? Vamos dar um xeque-mate nessa questão, a cartada final… Para isso, fiz contato por e-mail com a ABL – Academia Brasileira de Letras – e fiz a seguinte pergunta:

image

Clique na imagem para vê-la completamente

ABL RESPONDE

Pergunta (que eu enviei): Boa Noite. Moro em Laguna/SC e constantemente me deparo com a seguinte dúvida: quando se fala de Laguna, usa-se ´da´ Laguna ou ´de´ Laguna?. Exemplo: *As praias DA LAGUNA são belas. *As praias DE LAGUNA são belas. Ou: *A LAGUNA é uma cidade histórica. *LAGUNA é uma cidade histórica. Gostaria de uma explicação que me "situasse" quanto a esta dúvida. Essa dúvida divide os lagunenses, pois muitos acham feio usar "a Laguna", mas grande parte dos lagunenses usam esse linguajar. E agora, qual é o certo? Desde já agradeço a atenção.

Resposta (Mandada por eles): Laguna deve ser usado sem artigo. Laguna é uma cidade de Santa Catarina. As praias de Laguna são belas.

 

*Gostaria de agradecer pela eficiência e rapidez do serviço ‘Tira Dúvidas’ da ABL (Acesse este serviço no próprio site).

* Na próxima vez que você for falar do nosso município não se esqueça: não fale da Laguna e sim de Laguna!

2 comentários:

  1. Excelente! Parabéns pela iniciativa Márcio. O "da Laguna" é coisa nossa, bem de lagunense mesmo. "Pois não é"? Abços

    ResponderExcluir
  2. Bravíssimo! Olha, estou orgulhosa viu? Ótimos textos Marcinho!
    Eu já sabia que o "da Laguna" ou o "na Laguna" era mania de lagunense, hehe, mas valeu muito o tira-dúvidas. Ótima iniciativa!
    Continua que tá muito bom! Beijos!

    ResponderExcluir

Para saber como comentar, siga o link:
http://minhalaguna.blogspot.com/p/como-comentar.html