terça-feira, 27 de abril de 2010

Concerto Musical da Sociedade Musical União dos Artistas

“A Sociedade Musical União dos Artistas, através de seu Presidente, Diretores e Músicos, temFolder a honra de convidar Vossa Senhoria e Excelentíssima Família para o Concerto Musical comemorativo de 150 anos de fundação”.
Local: Centro Cultural Sto. Antônio dos Anjos
Data: 03/05/2010 – Horário: 20:30 h.
Centro Histórico – Laguna/SC
Informações: R. Almirante Lamego, 05 – Centro – Laguna/SC
Veja também:
Pedro Raimundo
Cine Teatro Mussi
Carnaval de Laguna

domingo, 25 de abril de 2010

Os Pilares da Fé

O livro “Os Pilares da Fé”, de Thiago Santiago e Janaína da Costa Gouveia, traz diversas ilustrações e explicações das etapas da restauração da Matriz Santo Antônio dos Anjos, entre 2000 e 2003. Além disso, apresenta um breve histórico da igreja, que foi construída em 1696 por ordem fundador de Laguna, Domingos de Brito Peixoto. Vale a pena ler!

DSC05001

Veja também:
Matriz Santo Antônio dos Anjos

Pedra do Frade 
Anita Garibaldi

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Museu Anita Garibaldi

O prédio foi erguido em 1747, sediando a  Cadeia, no térreo, e a Câmara Legislativa Municipal, no segundo piso. É uma construção típica de cidades do período colonial, como as existentes em São Francisco do Sul e Florianópolis. Lá, no ano de 1839, foi proclamada a República Juliana, quando Santa Catarina tornou-se independente do regime monárquico por quatro meses e virou a capital da república. O museu possui um acervo de armas do período, como lanças, baionetas, espadas, punhais e canhões, e peças mais recentes da 1ª e 2ª Guerra Mundiais.
Horário de expediente:
Segunda-feira das 12:00 às 18:00
Terça-feira a domingo das 09:00 às 17:00
Valor da entrada: R$ 2,00
Obs: Isenção de taxas para grupos de estudantes com data marcada na Fundação Lagunense de Cultura (48) 3646-2542 com comprovação.

Veja também:
Pedro Raimundo

Conservatório Lagunense de Música
Pedra do Frade

sábado, 10 de abril de 2010

Casa de Anita

Foi nessa casa que Anita Garibaldi vestiu-se para o seu primeiro casamento, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. Foi construída em 1711 e atualmente funciona como museu, com um acervo que lembra a trajetória de Anita e seu inesquecível romance com Giuseppe Garibaldi. Guarda, além de móveis da época e utensílios pessoais, uma urna com a terra da sepultura da heroína e o mastro do navio “Seival”, uma das embarcações transportadas por Giuseppe Garibaldi desde o interior do Rio Grande do Sul tomada de Laguna. A edificação foi restaurada na década de 1970 e transformada em relicário histórico.
Horário de expediente:
Aberto diariamente das 09:00 às 17:00
Valor da entrada: R$ 1,00
Obs: Isenção de taxas para grupos de estudantes com data marcada na Fundação Lagunense de Cultura (48) 3646-2542 e estudantes com comprovação.

Veja também:
Anita Garibaldi
Morro da Glória
O Mercado Público e as Docas

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Laguna: Fotos do Passado

Segue abaixo um vídeo com fotos de Laguna há uns bons anos atrás… Repare no jardim Calheiros da Graça (Praça da Matriz), como era bonito! O movimento no cais, a ferrovia, a quantidade de “fuscas” numa mesma rua, a banda no meio da rua, o mercado público… Vale a pena apreciar essas fotos do nosso passado.

Veja também:
Carnaval de Laguna
Fonte da Carioca e Casa Pinto D’Ulisséa
Anita Garibaldi