sábado, 7 de agosto de 2010

Praias do Sul e a Praia de Cabeçudas

A seguir, as Praias do Sul e a de Cabeçudas. A classificação em Praia do Norte ou do Sul se dá usando-se o canal dos Molhes como referência. As do Norte são as do lado da Praia do Mar Grosso, as do Sul, do Farol de Santa Marta. A Praia de Cabeçudas é diferente das demais, pois não é banhada pelo oceano, e sim pela Lagoa Santo Antônio dos Anjos.

  • TAMBORETE - Praia mais próxima ao molhe sul, é procurada por aqueles que gostam de acampar ou surfar. Possui belos costões e do alto do Morro do Tamborete é possível avistar várias praias.
  • GRAVATÁ - O acesso à praia é feito somente por trilhas a pé, como a dos Butiazeiros, que parte da Ponta da Barra até o mar. A praia deserta também atrai surfistas pela qualidade das ondas.
  • MANELOME OU SIRI - Com 1 km de extensão, também é uma praia deserta, com acesso semelhante ao da Praia do Gravatá. No final da faixa de areia existe um costão com aproximadamente 40 metros de altura. Também possui ótimas condições para o surf.
  • TERESA - Muitos moradores das cidades vizinhas escolhem essa praia para curtir momentos de descanso e lazer. Protegida do vento, a boa formação de ondas também garante a presença dos praticantes do surf.
  • IPUÃ OU ILHOTA - Procurada por veranistas de outros estados, a praia recentemente passou por um processo de urbanização.
  • GALHETA - Com 3 km de extensão, a praia é destino certo para aqueles que preferem locais mais desertos, seja para construir uma casa de veraneio, ou para passar alguns dias. O turista encontra serviços de pousada, casas para aluguel, restaurantes e lanchonetes.
  • FAROL - Muito freqüentada por surfistas, a Prainha, como também é chamada, é um dos pontos de encontro da juventude, com bares e restaurantes à beira mar. Um dos principais atrativos é o próprio Farol de Santa Marta. Possui estrutura de hotéis e pousadas.
  • CARDOSO - Próxima ao Farol, é uma das praias com maior ondulação, com ótimas condições para o surf. Também é conhecida como praia dos pescadores, por ser um ponto de partida dos barcos pesqueiros.
  • CIGANA - Uma dos recantos tranqüilos do litoral lagunense, também é procurada por aqueles que desejam descansar e aproveitar um banho de mar, além dos pescadores. Para chegar à praia é preciso fazer a travessia de balsa sobre os Molhes da Barra.
  • CABEÇUDAS - Está situada à beira das lagoas Santo Antônio e Imaruí, próxima no trevo de acesso a cidade de Laguna. O local é mais freqüentado pelos moradores e por veranistas da região.

Veja também:
Laguna em Situação de Emergência
Ilha dos Lobos
“Sociedade Musical União dos Artistas”

0 comentários:

Postar um comentário

Para saber como comentar, siga o link:
http://minhalaguna.blogspot.com/p/como-comentar.html