segunda-feira, 3 de maio de 2010

“Sociedade Musical União dos Artistas”

A Sociedade Musical União dos Artistas foi fundada em 03 de maio de 1860, pelo maestro Luiz Augusto Werner, um grande apaixonado pela música. Neste ano, comemora seus 150 anos de fundação.
Apenas com sete meses de existência, a Sociedade Musical União dos Artistas já participava de um espetáculo de gala que a Sociedade Lagunense promovia no teatro 7 de setembro, numa homenagem ao Imperador D. Pedro II, pela passagem de seu aniversário, no dia 02 de dezembro de 1860. Na ocasião, a banda foi regida por Pedro Nolasco. Iniciava, assim, sua longa caminhada.
A vida desta corporação musical está intimamente ligada a tudo que diz respeito à comunidade Lagunense. A sesquicentenária banda esteve presente em vários eventos importantes, como: no embarque de 21 voluntários lagunenses para a guerra do Paraguai, no dia 25 de março de 1885, em quermesses para angariar fundos para a construção do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos e na reconstrução do Clube Congresso Lagunense. Assim, esta Sociedade foi escrevendo seu nome e deixando nas páginas da história lagunense a sua própria história.
A “União dos Artistas” é uma das peças mais raras e valiosas deste Museu Histórico que é a própria cidade de Laguna. Orgulha nossa terra, Santa Catarina e o Brasil, pois se trata da banda civil mais antiga do país. É um atestado vivo da capacidade e tenacidade do povo que preserva sua cultura e sua história.
Atualmente, a Sociedade conta com 46 músicos e 15 aprendizes, que se esforçam para preservá-la, levando ainda hoje, através de seus acordes, a alegria e a certeza de que não será esquecida. Seu atual maestro é Gerson Barreto Júnior e seu presidente Maurício José Espíndola.
Ao longo de sua história, apresentou-se em inúmeras procissões, missas, passeatas cívicas, grandes regatas, inaugurações, comícios, partidas de futebol, Projeto Encontro das Nações, Projeto Música na Praça, Encontro de Bandas, Festival de Bandas, Encontro Interestadual de Bandas em Erechim, no Rio Grande do Sul, Festas da Tainha, Carnavais, Funerais de importantes personalidades e bailes nas sociedades recreativas da cidade.
Veja também:
Anita Garibaldi
Conservatório Lagunense de Música
Coral Santo Antônio dos Anjos

Um comentário:

  1. Bravissímo! E eu que achava que sbia muito sobre Laguna... tsc tsc tsc... sempre há o que aprender e aqui é um bom lugar ;)

    ResponderExcluir

Para saber como comentar, siga o link:
http://minhalaguna.blogspot.com/p/como-comentar.html