Tradutor
Feed-Boletim de Atualizações
Welcome!

Para se cadastrar, coloque o seu e-mail:

Welcome to Minha Laguna, a blog about the town of Laguna, Santa Catarina, Brazil, and a beautiful place to visit if you are traveling in Brazil. Located in South Brazil, Laguna has a rich and vibrant history, and many interesting attractions

domingo, 15 de agosto de 2010

Os ilustres visitantes de Laguna

Nas últimas semanas, Laguna vem recebendo a frequente a visita das baleias francas. Elas saem da Antártida em direção ao litoral sul do Brasil em busca de águas quentes, onde podem acasalar, dar a luz e amamentar os seus filhotes. A espécie pode chegar a medir 18 metros de comprimento e pesar até 60 toneladas.
Segunda-feira, 26 de julho, uma baleia entrou no canal dos molhes da barra, que liga a Lagoa Santo Antônio dos Anjos ao mar e permaneceu nas proximidades do porto por cerca de três horas. No fim da tarde o mamífero deixou o canal e retornou ao mar.
Nesta última terça-feira, dia 10, foram avistadas 13 baleias nas proximidades das praias do Sol e Gi. Águas O espetáculo da Baleia Franca em Lagunacalmas e enseadas protegidas do vento e da agitação marítima costumam ser os locais ideais para procriar e amamentar. Com nado lento, a espécie é também bastante dócil, mantendo-se frequentemente muito próxima à praia, logo após a arrebentação das ondas. Exposição de cauda e de nadadeiras peitorais, além de borrifos em forma de "V", são comportamentos bastante comuns e que costumam atrair turistas para a observação dos cetáceos. A temporada da baleia franca no sul do Estado começa no final do mês de junho e termina em novembro. O mês de setembro é considerado o auge da reprodução.
No mesmo dia foi encontrado um filhote da espécie que encalhou e morreu na praia do Gi. O macho recém-nascido, que  tinha 5,28 metros, foi o primeiro a ser encontrado morto nesta temporada. Pesquisadores acreditam que o filhote já tenha nascido sem vida, pois não encontraram sinais de violência no animal. O corpo foi enterrado ainda na terça-feira na praia, por máquinas da prefeitura.

Abaixo você confere mais fotos: As duas primeiras foram retiradas do blog do jornalista Marcelo Becker e as outras fotos (em meio ao texto e última miniatura) são de André Luiz Bacha.

Baleia Franca nos molhes de Laguna Filhote de baleia encalha e morre em Laguna Baleia em Laguna

Veja também:

Molhes da Barra
Fonte da Carioca e Casa Pinto D’Ulisséa
Mercado Público e Docas

0 comentários:

Postar um comentário

Para saber como comentar, siga o link:
http://minhalaguna.blogspot.com/p/como-comentar.html