quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A República em Laguna 2011

Começou hoje a nova temporada de apresentações do espetáculo teatral ao livre República em Laguna. O evento acontece neste fim de semana e também no próximo, ou seja, dias 8, 9, 10, 11, 15, 16, 17 e 18 de dezembro no porto de Laguna. O horário de início é 20:30. Para saber onde comprar os ingressos antecipadamente (15 reais), clique aqui. Na bilheteria custa 20 reais. Os atores globais que revivem a lagunense Anita Garibaldi e o italiano Giuseppe Garibaldi são, respectivamente, Nanda Costa e Murilo Rosa.

Abaixo tu conferes a “chamada” da República em Laguna, uma síntese dos acontecimentos retratados no espetáculo e em seguida o cartaz do evento.

04 de julho de 1807 – Nizza (Itália)

Nasce Giuseppe, filho do Capitão de Mar, Domingos Garibaldi e Rosa Raimundi.

30 de agosto de 1821 – Laguna SC (Brasil)

Nasce Ana Maria de Jesus Ribeiro, filha de Bento Ribeiro da Silva e Maria Antonia de Jesus Antunes.

12 de junho de 1831 – Gênova (Itália)

Giuseppe Garibaldi é condenado à morte por atos considerados subversivos e foge da Europa. Passa um tempo na África do Norte e depois ruma para América do Sul, já com a patente de Capitão Marítimo Mercantil.

30 de agosto de 1835 – Laguna SC (Brasil)

Aos 14 anos, casa-se Ana Maria de Jesus Ribeiro com o sapaterio Manoel Duarte de Aguiar, diante do altar-mor da Igreja Santo Antônio dos Anjos.

09 de março de 1838 – Lages SC (Brasil)

As tropas farroupilhas, em sua primeira invasão em território catarinense, tomam a cidade de Lages, no Planalto.

27 de abril de 1838 – Piratini RS (Brasil)

O revolucionário Giuseppe Garibaldi e seu companheiro Luigi Rosseti apresentam-se ao governo Farroupilha, após viagem por mar do Rio de Janeiro. Garibildi, pouco mais tarde, é nomeado Comandente da Marinha Farroupilha.

05 de julho de 1839 – Tramandai RS (Brasil)

Laguna revive a epopéia dos bravos farrapos e a história de amor de Giuseppe e Anita, no espetáculo A República em Laguna. Uma importante encenação teatral ao ar livre com centenas de artistas e figurantes dá vida a um apaixonante pedaço da história do Brasil, no cenário onde efetivamente tudo aconteceu.

15 de julho de 1839 – Campo Bom SC (Brasil)

Já no oceano atlântico com seus dos barcos, o comandante Garibaldi enfrente violenta tempestade, onde ocorre o naufrágio do Farroupilha nos parcéis de Campo Bom, próximo a Laguna. Quatorze homens morrem no naufrágio. Garibaldi e outros companheiros nadam até o barco Seival que conseguira abrigar-se na Lagoa do Camacho, assumindo assim o comando.

22 de julho de 1839 – Laguna SC (Brasil)

As forças terrestres de Teixeira Nunes e Canabarro iniciam o combate com o exército imperial, na Ponta da Barra. Garibaldi e seus homens atacam a vila desguarnecida, vindos pelo Rio Tubarão, surpreendendo os soldados imperiais (caramurus). Os rebeldes vencem a batalha e entram na vila triunfantes.

29 de julho de 1839 – Laguna SC (Brasil)

É proclamada, pelos oficias do exército farroupilha e a câmara de vereadores, a República Catarinense, que por ser fundada no mês de julho, passa para a história como República Juliana. Guiseppa Garibaldi conhece Ana Maria de Jesus Ribeiro, quando a moça vinha buscar água na fonte, dando origem ao maior romance épico da história.

03 de novembro de 1839 – Imbituba SC (Brasil)

As tropas da República Catarinense continuam sia jornada rumo à capital da província. Ana Maria de Jesus Ribeiro, agora é ’Anita’ a mulher de Garibaldi. Neste dia ocorre o combate naval de Imbituba, onde Anita luta pela primeira vez ao lado de Guiseppe, demonstrando sua força e coragem.

15 de novembro de 1839 – Laguna SC (Brasil)

Em mais uma ferrenha batalha naval, Garibaldi comanda os navios republicanos e Frederico Mariath as empbarcaços imperiais, em maior número. Anita demonstra mais uma vez o heroísmo que passaria a marcar sua vida, ao atravessar o canal transportando munição para as forças republicanas. Os imperiais vencem a batalha. Garibaldi consegue sobreviver. Com Anita, o restante dos oficiais e os soldados farroupilhas partem em retirada para o Rio Grande do Sul.

Cartaz da República em Laguna

0 comentários:

Postar um comentário

Para saber como comentar, siga o link:
http://minhalaguna.blogspot.com/p/como-comentar.html