sábado, 17 de setembro de 2011

Projeto de Extensão Memórias de Laguna – UDESC

Apresentação: O Projeto de Extensão Memórias de Laguna esProjeto Manual de uma casa - Acervo da Casa Candemiltá sendo realizado pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina e iniciou-se no dia 01/03/2011. Objetiva coletar e/ou levantar junto à população e instituições materiais referentes ao passado da cidade que possam compor um acervo e serem destinados à Biblioteca Municipal Professor Romeu Ulyssea.

Deve-se destacar que a Biblioteca Municipal de Laguna praticamente não possui acervo próprio. Grande parte de fontes importantes acerca do passado lagunense encontra-se em posse de particulares ou instituições, muitas vezes não recebendo o devido cuidado e acondicionamento e não permitindo ou dificultando o acesso de pesquisadores.

Os materiais que não forem doados tampouco emprestados serão ao menos registrados por meio de fichas de informações, contendo tipo de material, onde se encontra e do que se trata. Aqueles que forem emprestados serão escaneados e/ou fotografados, compondo um acervo digital que ficará do mesmo modo à disposição na Biblioteca. Posteriormente, o material obtido será classificado e arquivado na Biblioteca com o auxílio da bibliotecária, uma das integrantes do projeto.

Acredita-se que tanto lagunenses e acadêmicos se beneficiarão diretamente com os resultados alcançados pelo proejto de extensão, que visa auxiliar na preservação e valoração das memórias da cidade e na recriação de sua história.

Público Alvo: O público alvo atingido será a comunidade lagunense de um modo geral, que se beneficiará das ações do projeto e encontrará, a partir da realização desta ação, fontes organizadas de material de consulta e pesquisa acerca da cidade de Laguna e de sua memória. Do mesmo modo, a comunidade acadêmica será beneficiada, pois tanto docentes quanto discentes terão, a partir de então, um maior número de documentos de pesquisa, organizados e especificados para a realização de projetos e pesquisas posteriores que tenham como objetivo ou como necessidade, o estudo da memória lagunense.

Ficha técnica:Relatório que descreve a história e o funcionamento do Porto de Laguna.

Departamento: Arquitetura e Urbanismo

Programa: Memórias de Laguna

Coordenador: Profª. Msc. Alice de Oliveira Viana

Vice-coordenador: Neilson Luiz Ribeiro Modro

Bolsista: Luani Martins Costa

Orientador: Profª. Msc. Alice de Oliveira Viana

Período de realização do programa: 01/03/2011 a 31/12/2011

Acadêmicos Voluntários:

Ana Paula Martins - Bilioteca Municipal                       

Arnon Burato Vieira                        Um dos materiais já levantados. Jornal O ALBOR, com reportagem sobre o bicentenário da Irmandade SS. Sacramento e Sto. Antonio.

Bruna Fumagalli                    

Cristiane Pscheidt                     

Francielle Marques Alves                        

Joana Spillere                     

Julia Mirales                      

Patrícia Dalmina de Oliveira - Bilioteca Municipal                     

Renne de Jesus Turíbio - IPHAN e Arquivo Público                     

Stephanie Paixão                       

Gabriela Lourenço - Blog e notícias                    

Mayara Damázio                      

Carlos Ikino

Área Temática Principal: Educação

Para obter mais informações, acesse o blog do projeto, projetomemoriasdelaguna.blogspot.com, que traz algumas imagens e informações já obtidas pelo projeto, além de uma espécie de “roteiro”, indicando o que está ou será feito naquela semana ou mês.

Clique nas imagens para ampliar:

Apresentação Projeto Memórias de LagunaContato Realização UDESC-CERESBlog do Projeto Memórias de Laguna

0 comentários:

Postar um comentário

Para saber como comentar, siga o link:
http://minhalaguna.blogspot.com/p/como-comentar.html