sábado, 25 de junho de 2011

Diário Catarinense reconta a Proclamação da República Juliana via Twitter e Facebook

Desde o dia 2 de junho os internautas podem acompanhar, exclusivamente pelas redes sociais, o desenrolar de um dos episódios mais importantes da história de SC. Em vez de cartas, tweets. Em vez de jornal, uma página no Facebook. Em uma iniciativa pioneira no Brasil o Diário Catarinense está recontando os passos que levaram à Tomada de Laguna e culminaram na Proclamação da República Juliana, em 1839 - e um dos principais eventos históricos de Santa Catarina -, usando as mídias sociais Twitter e Facebook. Até o dia 15 de novembro, o leitor poderá acompanhar a saga do italiano Giuseppe Garibaldi, que queria o fim da monarquia e o início da República, pela internet e nas páginas do DC.
Por meio de contas no Twitter representando as principais figuras envolvidas no episódio e de uma página no Facebook com os detalhes da história, os internautas podem reviver os acontecimentos tais como eles ocorreram, há exatos 172 anos. As datas e horários são respeitados sempre que há suficiente embasamento histórico, de maneira a montar uma narrativa "em tempo real". As cartas trocadas, os ofícios expedidos, os jornais publicados viram frases de até 140 caracteres postadas pelos dez personagens criados no projeto "DC tuitando a #tomadadelaguna".
Giuseppe Garibaldi, no caminho para trazer suas barcas de Camaquã (RS) a Laguna (SC), posta sua localização geográfica via Foursquare. A rede social é usada pelos aficionados por celular e mobiles para compartilhar automaticamente o local em que estão pelo GPS, fazendo check-in onde chegam. Além do Foursquare, Garibaldi posta fotos do caminho via Instagram - um aplicativo do Iphone de compartilhamento de fotos instantâneas.
Os tweets dos diversos personagens estão centralizados em uma lista, que ordena a história de forma cronológica e pode ser seguida por qualquer pessoa que tem uma conta no Twitter.

O endereço é www.twitter.com/dconline/tomadadelaguna, a matéria completa do DC encontra-se aqui e para saber um pouco mais do projeto, assista ao vídeo abaixo:

Faço um agradecimento especial à jornalista Juliana Sakae, do Diário Catarinense, que sugeriu esta postagem e enviou o material usado para fazê-la.

0 comentários:

Postar um comentário

Para saber como comentar, siga o link:
http://minhalaguna.blogspot.com/p/como-comentar.html