sábado, 18 de junho de 2011

Assembléia de Deus – 100 anos no Brasil e 70 em Laguna

Hoje, 18 de junho, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus realizará um evento na Praça Paulo Carneiro, em frente ao Mercado Público, para comemorar os 100 anos de atividades da Igreja no Brasil e 70 anos em Laguna. Logo
O culto do centenário tem início às 9h e contará com as seguintes participações:
-Banda Musical Agnus Deis – AD Laguna
-Grumelag – Militares Evangélicos de Laguna
-Umadla – Mocidade da AD Laguna
-Ucoadla – Círculo de Oração da AD Laguna
-Cantores Oziel e Aríadna
-Quarteto da AD Tubarão
-Departamento de Missões Semeadores da Hora Final
-Grupo de Coreografia Gestos de Louvor

Para mais informações sobre o evento, contate através do telefone (48) 3644 0798.

História da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Laguna 
De acordo com Aurélio Alano, passaram por Laguna em 1939 o missionário sueco Gustav Nordm, sua esposa Elizabeth Nordm e filho Albert Nordm, que realizaram o primeiro culto na cidade, mais exatamente na praça da Bandeira, e partiram de Laguna.
Já no ano de 1941 chegou à cidade André Bernadino que pregou o evangelho na casa de Judite da Silva. A mesma residia na Rua Almirante Lamego, nº 770, Bairro Campo de Fora e foi a primeira pessoa batizada nas águas, na praia do Gí, pelo missionário Orlando Boier. Após isso mudou-se para a cidade de Santos e então veio para Laguna a missionária Martha Noer e filho Enoque Noer, que realizavam cultos em sua residência, próximo ao templo atual.
Vieram morar em Laguna Manuel Aguiar e família, abriram um ponto de pregação na sua residência, Rua Almirante Lamego nº 779, Campo de Fora, onde aconteceu a conversão de Deroci de Andrade que veio a ser dirigente do ponto de pregação.
Mais tarde, o pastor Antonieto Grangeiro Sobrinho, deu ordem para Deroci alugar uma casa a qual passou a ser a primeira congregação da Igreja Evangélica Assembleia De Deus em Laguna SC.
A data da inauguração do primeiro templo, foi em 11 de Junho 1955.
Atualmente a igreja possui um total de 1.500 membros, distribuídos entre 34 congregações no campo de Laguna.
Para desenvolver as suas funções, possui missionários locais e fora do país e também grupo de Pastores, Evangelistas, Presbíteros, Diáconos, Auxiliares, Cooperadores, voluntários e também vários departamentos como: Missão, Jovens, Infanto- Juvenil, Círculo de Oração, Escola Bíblica Dominical, Escola Teológica (ETADEL) e Desafio Jovem Mão Amiga, Terapia e Recuperação (AMATRE).
Escola Bíblica Dominical possui atualmente 65 professores entre classes: adultos, jovens, juvenil, adolescimageentes, pré-adolescentes, juniores, primários e jardim de infância.
E a Escola Teológica (ETADEL) conta atualmente com 05 professores, que ministram no curso Básico e Médio.
Trabalharam nessa igreja os seguintes Pastores: Emídio Saraiva Grangeiro, Antenor de Oliveira, José Paulo Evaristo, Gentil M. de Lima, Lourival Rousenck, José M. Sizenando Júnior, Antônio de Bem, Helmut Schulze, José Goulart, Francisco Lino de Aviz, Noé Furtado Vargas, Generoso Cipriano, Antônio Morais, Elcio Costa Pereira, Ezequiel Machado, Altair Martins de Araujo, Francisco Bento dos Santos, Valmor Antônio Mussini, e atualmente é presidida pelo Pr. Guido Külkamp e vice presidente Ev. Josmar Gonçalves.

Fonte: Prefeitura Municipal de Laguna

3 comentários:

  1. Teve dois períodos que a todo o campo das Assembleia de Deus de Laguna ficou sobre a tutela da IEAD de Tubarão.
    1 - Com o Pastor Osvaldo Lemos
    2 - Com os Pastores irmãos Evaristo. José e Paulo Evaristo.
    Um outro fato importante que carregava as malas do Senhor Enoque é Dona Marta do centro até a Câmara no sentido Campo de Fora entre as duas barreiras antes da praia. Era um menino chamado Hugo Kjellin e com certeza o Álvaro Alano se lembra muito bem. O Senhor Hugo Kjellin mora no fina do Campo de Fora com 88 anos hoje 05/01/2021

    ResponderExcluir

Para saber como comentar, siga o link:
http://minhalaguna.blogspot.com/p/como-comentar.html