quinta-feira, 3 de junho de 2010

Festa de Santo Antônio dos Anjos 2010

Todo ano, no mês de junho, como todos já sabem, acontece a Festa de Santo Antônio dos Anjos. O santo é o padroeiro de Laguna: em 1676, Domingos de Brito Peixoto dedicou a ele esta maravilhosa cidade, dando ao povoado o nome de “Santo Antônio dos Anjos da Laguna”. Dedicou a ele os 13 primeiros dias de junho. Neste ano, o evento será realizado pela 334ª vez. Dependendo do ano, são realizadas trezenas ou quinzenas, sendo que estas são cantadas em latim pelo Coral Santo Antônio dos Anjos acompanhado de uma orquestra. Elas acontecem na Matriz, que é belamente enfeitada para a ocasião. A festa atrai católicos de toda a parte, além de lagunenses que residem fora de sua terra natal e “lagunistas”: os lagunenses de coração.  Aliás, nas procissões, as ruas tornam-se pequenas demais para tantos fiéis acompanhando o cortejo. Na transladação, no momento da chegada da imagem na igreja, há uma espetacular queima de fogos, que torna o momento ainda mais emocionante.
Quanto à imagem do santo padroeiro de Laguna, existem muitos contos e lendas… A imagem foi esculpida na Bahia, no século XVIII, numa madeira levada de Laguna. No ano de 1902, foi levada ao Rio de Janeiro para ser encarnada e lá despertou tanto interesse e admiração que recebeu diversas propostas de venda ou troca. Indignados, os lagunenses logo trataram de trazê-la de volta. Dentre as lendas/mitos/contos, dizem que a imagem do santo, quando triste, fica com o rosto consternado, quando alegre, com a face expressando felicidade… Quando não quer sair para a procissão, fica excessivamente pesada, quando está com vontade, muito leve.
Cartaz Santo Antônio
Já ouvi diversas histórias sobre a imagem, mas não me recordo ou não saberia contar aqui. AJUDE-ME: Você conhece alguma história do tipo? Comente! Dê sua opinião! PARTICIPE! Sua participação é FUNDAMENTAL!!!
Veja também:
Tratado de Tordesilhas
Informações Importantes sobre Laguna
Da Laguna ou De Laguna? E agora?

0 comentários:

Postar um comentário

Para saber como comentar, siga o link:
http://minhalaguna.blogspot.com/p/como-comentar.html