quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos

Construída em 1696 por ordem do bandeirante e fundador de Laguna, Domingos de Brito Peixoto, a atual Igreja Matriz no início era apenas uma capelinha de pau a pique, que foi consagrada a Santo Antônio dos Anjos, padroeiro da cidade. Essa foi a primeira preocupação do desbravador, que era muito devoto do santo.
O corpo da igreja foi edificado somente em 1735, em estilo barroco, com quatro altares laterais folheados a ouro. Na construção há a Capela do Santíssimo, considerada o mais belo altar da arquitetura de Santa Catarina. Santo Antônio “ocupa” o altar mor da Igreja, que foi entalhado em 1803. As torres são um pouco mais novas: foram edificadas em 1894. O relógio é mais novo ainda: foi colocado em 1935.
Desde sua fundação, a igreja passou por muitas reformas. Uma na década de 70 (entre 1971 e 1973), pelo artista e entalhador João Rodrigues e outra entre janeiro de 2000 a abril de 2003. Após a reabertura, uma novidade: uma relíquia de Santo Antônio. É um pedaço da pele do santo, vindo da Itália. Além da relíquia, a igreja abriga também a famosa tela de Nossa Senhora da Conceição, do pintor Victor Meirelles. Ela foi criada em Roma, no ano de 1856.

5 comentários:

  1. Bah autos blog hein ;D
    Parabéns huahua *-*
    Só naum vou comentar sobre esse reportagem tu ja sabe o que eu axo neh enfim . A igreja é muito bonita mas... *-*
    Bjoooooos futuro jornalista ?

    ResponderExcluir
  2. Ótimo como sempre! Bom ver os posts voltando!

    ResponderExcluir
  3. Que me desculpem as outras, mas Laguna é demais, né não?

    ResponderExcluir
  4. Eu fui para laguna com a escola e achei muito bonito,é diferente de todas as igrejas que eu já fui em toda a minha vida,tinha detalhes em que antigamente era ouro de verdade.Fiquei encantada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa nunca pensei que onde eu moro é tão mágico e imprecionante.

      Excluir

Para saber como comentar, siga o link:
http://minhalaguna.blogspot.com/p/como-comentar.html