terça-feira, 11 de agosto de 2009

Anita Garibaldi: “Heroína dos Dois Mundos”


Em 30 de agosto de 1821 nascia em Laguna Ana Maria de Jesus Ribeiro, filha de Bento da Silva e Maria Antônia de Jesus Antunes. Por possuir um espírito muito livre e ser uma excelente amazona, sua mãe resolveu casá-la o mais rápido possível. Sendo assim, quando tinha entre 14 e 15 anos casou-se com Manuel Duarte de Aguiar, um sapateiro. Divergiam em diversos pontos, inclusive na política. Não chegaram a ter filhos.
Após três anos de casada, conheceu Giuseppe Garibaldi e passou a ser chamada de Anita. Nessa época, ela tinha 18 e ele 32. Quando se conheceram, o marido de Anita se encontrava junto às tropas imperiais. Com Giuseppe, Anita lançou-se nos campos de batalha, libertando seu espírito revolucionário. As principais demonstrações de bravura de Anita Garibaldi foram durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), onde passou por inúmeras privações e dificuldades. Anita e Giuseppe casaram-se somente três anos depois, quando estavam em Montevidéu, no Uruguai. Dessa união nasceriam quatro filhos.
Em junho de 1849, Giuseppe Garibaldi liderava a defesa da República de Roma contra os franceses. A França vence e Roma se entrega. Garibaldi não admite a derrota e vai para Veneza com Anita, que mesmo grávida de seis meses do seu quinto filho veste-se de homem e acompanha seu marido em sua última empreitada. Devido às cavalgadas noturnas, uma alimentação inadequada e noites ao ar livre, Anita adoece, porém não esmorece. Anita só parou quando faleceu, em 4 de agosto de 1849, junto com seu filho.
Até hoje a verdadeira causa de sua morte é contraditória. Alguns acreditam que foi malária. Outros acham que foi febre terciária simples, febre perniciosa ou talvez leucemia. Sua morte precoce fez Giuseppe Garibaldi e seus colegas sofrerem muito. Anita foi e continua sendo muito amada por todos. Ela dá nome a dois municípios de Santa Catarina (Anita Garibaldi e Anitápolis), a uma praça em Curitiba e a uma rua no Rio de Janeiro.
Monumentos à Anita:
Em ROMA:
Em BELO HORIZONTE:image

Em LAGUNA:

8 comentários:

  1. mas o porque de anita "heroina de dois mundo?'

    ResponderExcluir
  2. Porque ela não só lutou aqui no Brasil, mas foi importante lutando pela unificação da Itália! Espero ter sanado sua dúvida!

    ResponderExcluir
  3. DESCULPE MAS, ela lutou nos dois países: Brasil e Itália. Depois de guerrear no Brasil ela vai para Itália e guerreia lá, inclusive morre lá!

    Veja abaixo no Wikipédia:
    Em 1847, Anita foi para a Itália com os filhos e encontrou-se com a mãe de Garibaldi, em Nizza (atual Nice, na França). O próprio Garibaldi reuniu-se a eles alguns meses depois.

    Em 9 de fevereiro de 1849, presenciou com o marido a proclamação da República Romana, mas a invasão franco-austríaca de Roma, depois da batalha no Janículo, obrigou-os a abandonar a cidade. Com 3 900 soldados (800 deles a cavalo), Garibaldi deixou Roma. Em sua perseguição saíram três exércitos (franceses, espanhóis e napolitanos) com quarenta mil soldados. Ao norte lhes esperava o exército austríaco, com quinze mil soldados.

    Anita, em estado avançado de gravidez, tentou não ser um peso para o marido, mas suas condições pioraram quando atingiram a República de San Marino. Ela e Garibaldi decidiram não aceitar o salvo-conduto oferecido pelo embaixador americano e continuaram a fuga. Com febre e perseguida pelo inimigo, foi transportada às pressas à fazenda Guiccioli, próximo a Ravenna, onde morreu em 4 de agosto de 1849.

    Caçado pelos austríacos, sem nem sequer poder acompanhar o sepultamento da esposa, Garibaldi saiu outra vez para o exílio e, nos dez anos em que esteve fora da Itália, os restos mortais de Anita foram exumados por sete vezes. Por vontade do marido, seu corpo foi transferido a Nice. Em 1932, seu corpo foi finalmente sepultado no monumento construído em sua homenagem no Janículo, em Roma.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anita_Garibaldi

    ResponderExcluir
  4. ééé Marcio, tu ta se achando muito com esse teu blogzinho hein... "espero que tenha SANADO sua dúvida :@" nossa cara... pelo menos usa uma linguagem mais colquial !!!

    ResponderExcluir
  5. Bom, não sei nem quem é você e não entendi ainda qual é a sua...

    Tento usar um linguajar mais formal possível para tornar o blog mais profissional. E o verbo "SANAR" não é nada formal... É muito comum. Ah, eu não estou me achando com esse "blogzinho", eu apenas estava tentando ajudar alguém que parecia não ter entendido algo sobre uma postagem, mas que na verdade está querendo me testar...

    E se não gosta, por que frequënta? Podia ao menos se identificar e falar o que está ruim para eu tentar solucionar, melhorar, mas você não faz isso... Não posso fazer nada...

    ResponderExcluir
  6. Marcinho querido, por todos os lugares onde pessoas fazem coisas bem feitas, importantes e ganham destaque por isso, sempre tem quem "ache" que a pessoa "se acha". Eu sei que vc não se acha... mas eu TENHO CERTEZA (entendeu né?) de que o Blog é ótimo! Será que o ANÔNIMO sabe o que significa coloquial? Porque se sabe, ele nem deveria usar este termo(muitos risos!. Não dá bola não, que onde há SUCESSO há INVEJA! Continuemos a SANAR as dúvidas do povo! E tenho dito.

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente amei este blog! é OTIMO! Eu entendi Tudo! Muito bem explicadinho!

    ResponderExcluir

Para saber como comentar, siga o link:
http://minhalaguna.blogspot.com/p/como-comentar.html