O "Bloco da Pracinha" reuniu no domingo (10 de fevereiro) cerca de 150 mil pessoas (segundo o site da prefeitura). A passagem do bloco começou às 16h30min, no bairro Magalhães e acabou na praia do Mar Grosso. Foram várias horas de show ao som da banda "Prakatá" em cima do trio elétrico Treme Terra. Este foi o primeiro ano do novo percurso do bloco. A concentração foi na Sociedade Recreativa 3 de Maio e na Praça Souza Franca, como tradicionalmente acontece. Os trios esperavam nas proximidades. O bloco saiu em direção a rótula do porto, como todos os ano, mas ao atingir a esquina do Supermercado Tieli virou a direita em direção aos molhes. Já durante a noite o bloco percorreu a orla do Mar Grosso.
O Bloko Rosa, famoso trazer anualmente atores globais ao carnaval lagunense, contou com a presença dos atores Bruno Gissoni e José Loreto. Foram vendidos 6 mil abadás e estima-se que 100 mil pessoas acompanharam o trio elétrico na Avenida Senador Galloti, no Mar Grosso.
O desfile das escolas de samba neste ano foi marcado para o sábado, mas devido ao mau tempo foi transferido para a segunda-feira. A grande campeã do carnaval deste ano foi a Escola de Samba Os Democratas com o enredo "As mais famosas criações: a arte da invenção a serviço da vida". Este é o quarto ano seguido que a escola do bairro Campo de Fora alcança a primeira posição. A segunda colocada foi a escola Xavante, que ficou em terceiro em 2012. Em terceiro lugar ficou a Mocidade Independente do Bairro Progresso (4ª no ano passado), em quarto o Brinca Quem Pode (2ª em 2012) e em último a Vila Isabel, na mesma posição do ano anterior.
Para mais fotos do Bloco da Pracinha, clique nos links e veja os álbuns na página do Descobrir Laguna: