terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Hoje aqui em Laguna é feriado! É o dia de Nossa Senhora dos Navegantes. A primeira festa aconteceu em 2 de fevereiro de 1912, há exatos 98 anos, após a construção da capela dedicada à santa (em 5 de novembro de 1911 a pedra fundamental foi lançada).
A “Festa de Navegantes” antingiu seu auge na época de ouro do porto, graças aos navios de carga e passageiros que chegavam à Laguna. O ponto alto da festa eram os fogos de artifício e a procissão marítima. Com a decadência do porto em meados do século passado, a festa passou a ser realizada ocasionalmente. Há algum tempo, a Festa de Navegantes voltou a ser realizada anualmente em fevereiro.
Peguei estas fotos da festa  no blog do Valmir Guedes. As datas podem ser vistas no blog dele (http://valmirguedes.blog.uol.com.br/arch2009-01-01_2009-01-31.html), bem como legendas e explicações.
navegantes2x1navegantes34 navegantes123navegantes1345

Um comentário:

  1. Mário! Em primeiro lugar, parabéns pelo blog.
    Escrevo para contar um "causo", ocorrido talvez nos anos de 1969/1970, eu era pequena e foi anunciado uma apresentação da "Esquadrilha da Fumaça" no domingo da Festa de Navegantes. Eram tempos de Ditadura Militar e uma apresentação destas era "um must"!!!
    Nordeste véio roncando, caminhávamos dois passos e voltávamos quatro, mas toda família foi.
    Imagina os molhes, aquele vento todo "A tarde inteira"???
    Até que alguém se ligou que não ia rolar!
    Voltamos para casa, atordoados, escabelados e frustrados.
    Abraço

    ResponderExcluir

Para saber como comentar, siga o link:
http://minhalaguna.blogspot.com/p/como-comentar.html