sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Breve restrospectiva de 2011 e cartão de final de ano

Mais um ano se encerra e aqui está o terceiro cartão de Natal e Ano Novo do Minha Laguna. Obrigado por acompanhar e apoiar este blog. Isso é fundamental! Neste ano foram feitas 45 postagens contando com esta. Falamos do Carnaval, apresentações culturais, do Concurso fotográfico, do centenário do Stella Maris, festas religiosas, da República em Laguna, da revitalização da orla do Mar Grosso, do Censo do IBGE, Desafio de Anita, Encontro de Corais, mudamos de layout e muito mais. Agora nos resta aproveitar este restinho de 2011 para fazer uma pequena retrospectiva do que nos marcou neste ano, aproveitar este “calorão” que está fazendo em Laguna e ir a praia, tomar um banho de mar, dar uma caminhada, “se dar ao luxo” de cometer alguns excessos nas festas de fim de ano e se preparar para o ano que vem aí. Aqui embaixo está o cartão deste ano. Leia e sinta-se à vontade para comentar… (risos)

Cartão de Natal e Ano Novo do blog Minha Laguna

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Vídeo Show entrevista Murilo Rosa e Nanda Costa

O programa Vídeo Show, da Rede Globo, entrevistou aqui em Laguna os atoreNanda Costa e Murilo Rosa com a produção do Vídeo Show na frente da Casa de Anita - Laguna - Minha Laguna!s Murilo Rosa e Nanda Costa, intérpretes do casal Anita e Giuseppe Garibaldi no espetáculo A República em Laguna. Os atores visitaram pontos históricos de Laguna onde seus personagens estiveram no século 18, como a Casa de Anita e Museu Anita Garibaldi.  Murilo Rosa e Nanda Costa contaram sobre a interpretação e a história do que aconteceu em Laguna no ano de 1839. As cenas foram exibidas na edição de hoje. Nesta quinta-feira inicia a última etapa das apresentações da República em Laguna e segue até Nanda Costa e Murilo Rosa em entrevista para o Vídeo Show na Casa de Anita - Laguna - Minha Laguna!domingo, com início às 20h30min.

Para assistir à entrevista, que faz parte do quadro Video Show News, clique aqui.  Repare que a apresentadora Geovana Tominaga comete um erro ao dizer: “[…] o Video Show News encontrou Nanda Costa e Murilo Rosa em Laguna, Rio Grande do Sul […]”. Tirando esse “pequeno” detalhe, a entrevista ficou muito boa e serviu como ótima divulgação da nossa cidade e do espetáculo A República em Laguna.Nanda Costa, Anita Garibaldi na República em Laguna - Minha Laguna!

As fotos usadas nesta postagem foram tiradas por André Luis Fotografia.

17ª Edição da Corrida de São Silvelho

A 17ª Edição da Corrida de São Silvelho será realizada no dia 1Corrida de São Silvelho Laguna8 de dezembro de 2011, domingo, com largada às 19h, na Praça Souza França, Magalhães. Serão cinco quilômetros de prova. O percurso é de 5 quilômetros. Podem participar tanto homens quanto mulheres e os atletas serão divididos nas seguintes categorias:

Oficial: a partir de 50 Anos - Nascidos até 1961.

Dente de Leite: 45 a 49 Anos - nascidos de 1962 a 1966.

Faça sua inscrição antecipada por aqui até o dia 17 de dezembro ou no Clube Congresso Lagunense e na loja de artigos para a pesca anexa ao Clube 3 de Maio. A inscrição por participante são dois brinquedos, um para menino e outro para menina, que serão recolhidos até duas horas antes da corrida no Clube 3 de Maio. Não será realizada inscrição no dia da corrida, somente a entrega do Kit. É obrigatória a apresentação da carteira de identidade e os brinquedos para a retirada do Kit da Corrida: Bolsa, Camiseta e Chip para Cronometragem.

Premiação:

- Medalha do 1º ao 5º lugar de cada categoria

-Troféu para o 1 º lugar de cada categoria

-Troféu e dinheiro para o 1º, 2 e 3º lugar da classificação geral masculino e feminino.

Os brinquedos arrecadados serão doados para as crianças cadastradas no Cras do Magalhães.

Inscrições e informações pelo email: saosivelho@institutotaticaeacao.com.br

Fone: (48) 9141-8155

Realização: Instituto Esportivo Tática e Ação

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Apoio: Prefeitura Municipal de Laguna

Concurso “Natal Encantado”

A Associação Empresarial de Laguna - ACIL, em parceria com o SESC, está pDecoração de Natal em Laguna - Blog Minha Lagunaromovendo o concurso “Natal Encantado”, uma campanha para incentivar moradores e lojistas a decorarem suas casas e estabelecimentos com enfeites de natal.

As inscrições devem ser feitas através da ficha de inscrição disponibilizada no Site da ACIL. Os candidatos poderão concorrer com uma foto colorida, inédita, recente, em papel fosco no tamanho 20x30 ou em cd com a imagem digitalizada. Não serão recebidas inscrições incompletas e a organização não se responsabiliza por  qualquer  tipo de extravio, nem dos correios. O edital do concurso está disponível aqui.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A República em Laguna 2011

Começou hoje a nova temporada de apresentações do espetáculo teatral ao livre República em Laguna. O evento acontece neste fim de semana e também no próximo, ou seja, dias 8, 9, 10, 11, 15, 16, 17 e 18 de dezembro no porto de Laguna. O horário de início é 20:30. Para saber onde comprar os ingressos antecipadamente (15 reais), clique aqui. Na bilheteria custa 20 reais. Os atores globais que revivem a lagunense Anita Garibaldi e o italiano Giuseppe Garibaldi são, respectivamente, Nanda Costa e Murilo Rosa.

Abaixo tu conferes a “chamada” da República em Laguna, uma síntese dos acontecimentos retratados no espetáculo e em seguida o cartaz do evento.

04 de julho de 1807 – Nizza (Itália)

Nasce Giuseppe, filho do Capitão de Mar, Domingos Garibaldi e Rosa Raimundi.

30 de agosto de 1821 – Laguna SC (Brasil)

Nasce Ana Maria de Jesus Ribeiro, filha de Bento Ribeiro da Silva e Maria Antonia de Jesus Antunes.

12 de junho de 1831 – Gênova (Itália)

Giuseppe Garibaldi é condenado à morte por atos considerados subversivos e foge da Europa. Passa um tempo na África do Norte e depois ruma para América do Sul, já com a patente de Capitão Marítimo Mercantil.

30 de agosto de 1835 – Laguna SC (Brasil)

Aos 14 anos, casa-se Ana Maria de Jesus Ribeiro com o sapaterio Manoel Duarte de Aguiar, diante do altar-mor da Igreja Santo Antônio dos Anjos.

09 de março de 1838 – Lages SC (Brasil)

As tropas farroupilhas, em sua primeira invasão em território catarinense, tomam a cidade de Lages, no Planalto.

27 de abril de 1838 – Piratini RS (Brasil)

O revolucionário Giuseppe Garibaldi e seu companheiro Luigi Rosseti apresentam-se ao governo Farroupilha, após viagem por mar do Rio de Janeiro. Garibildi, pouco mais tarde, é nomeado Comandente da Marinha Farroupilha.

05 de julho de 1839 – Tramandai RS (Brasil)

Laguna revive a epopéia dos bravos farrapos e a história de amor de Giuseppe e Anita, no espetáculo A República em Laguna. Uma importante encenação teatral ao ar livre com centenas de artistas e figurantes dá vida a um apaixonante pedaço da história do Brasil, no cenário onde efetivamente tudo aconteceu.

15 de julho de 1839 – Campo Bom SC (Brasil)

Já no oceano atlântico com seus dos barcos, o comandante Garibaldi enfrente violenta tempestade, onde ocorre o naufrágio do Farroupilha nos parcéis de Campo Bom, próximo a Laguna. Quatorze homens morrem no naufrágio. Garibaldi e outros companheiros nadam até o barco Seival que conseguira abrigar-se na Lagoa do Camacho, assumindo assim o comando.

22 de julho de 1839 – Laguna SC (Brasil)

As forças terrestres de Teixeira Nunes e Canabarro iniciam o combate com o exército imperial, na Ponta da Barra. Garibaldi e seus homens atacam a vila desguarnecida, vindos pelo Rio Tubarão, surpreendendo os soldados imperiais (caramurus). Os rebeldes vencem a batalha e entram na vila triunfantes.

29 de julho de 1839 – Laguna SC (Brasil)

É proclamada, pelos oficias do exército farroupilha e a câmara de vereadores, a República Catarinense, que por ser fundada no mês de julho, passa para a história como República Juliana. Guiseppa Garibaldi conhece Ana Maria de Jesus Ribeiro, quando a moça vinha buscar água na fonte, dando origem ao maior romance épico da história.

03 de novembro de 1839 – Imbituba SC (Brasil)

As tropas da República Catarinense continuam sia jornada rumo à capital da província. Ana Maria de Jesus Ribeiro, agora é ’Anita’ a mulher de Garibaldi. Neste dia ocorre o combate naval de Imbituba, onde Anita luta pela primeira vez ao lado de Guiseppe, demonstrando sua força e coragem.

15 de novembro de 1839 – Laguna SC (Brasil)

Em mais uma ferrenha batalha naval, Garibaldi comanda os navios republicanos e Frederico Mariath as empbarcaços imperiais, em maior número. Anita demonstra mais uma vez o heroísmo que passaria a marcar sua vida, ao atravessar o canal transportando munição para as forças republicanas. Os imperiais vencem a batalha. Garibaldi consegue sobreviver. Com Anita, o restante dos oficiais e os soldados farroupilhas partem em retirada para o Rio Grande do Sul.

Cartaz da República em Laguna

Programação do 14º Moto Laguna

O Motolaguna é um dos maiores e mais tradicionais encontros de motociclistas do Tudo pronto para o Moto Laguna 2011Brasil. Entre os estados do Sul é o mais badalado. Desde 1997 o evento abre a temporada de verão em Laguna e reúne, em média, 60 mil pessoas. São amantes do motociclismo, admiradores inveterados de um estilo de vida que nunca sai de moda, além de jovens, famílias, curiosos. Um público bastante diversificado que vem de todos os cantos, inclusive de países vizinhos, para apreciar as novidades da área e fazer amigos. A festa é acontece na Praia do Mar Grosso, a mais famosa do litoral sul catarinense. Em 2011, o Moto Laguna segue para sua 14ª edição e será realizado entre os dias 8 e 11 de dezembro.
Até domingo centenas de motociclistas e admiradores estarão reunidos na praia do Mar Grosso para a 14ª edição do Moto Laguna. A concentração será na rua Tubarão, antigo calçadão, que estará interditada. Na avenida Beira-Mar, nas proximidades do posto salva-vida 4, o trânsito também estará bloqueado.

Programação:

Sexta-feira - 09/12/11
14h – abertura da pista de kart
15h – parede de escalada
20h – show com a banda Cavaquinho de Ouro
21h – escolha da Garota Moto Laguna
23h – show com banda de rock

Sábado - 10/12/11
11h – abertura da pista de kart
14h – parede de escalada
16h - apresentação banda carnaval
18h – show com banda de pagode
21h – show com banda de rock
23h – show com banda de rock

Domingo - 11/12/11
10h – pista de kart
11h – pista de escalada
19h – encerramento

Panorama do Moto Laguna durante o dia

Grande Desfile de Natal da CDL

Laguna receberá um evento inédito. O Grande Desfile de Natal, promovido pela CDL, é o evento que abrirá o natal da cidade, contando com cerca de 240 pessoas espalhadas por 18 alas e três grandes carros alegóricos. Ocorrerá nos dias 9, 16 e 23 de dezembro e o horário de início está marcado para 21:30.

Prestigie!

Clique aqui para ir à página do evento no Facebook