segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Divulgados os dados populacionais de Laguna pelo IBGE

O IBGE divulgou a população dos municípios brasileiros por bairros. Em LagunaRetirado do site: http://www.turisul.com.br/amsul/brasil/sc/regiao4/laguna/laguna.htm, o bairro do Portinho localizado na entrada da cidade é o mais populoso com 4.384 habitantes. Homens na faixa etária de 15 a 19 anos alcançam a porcentagem de 4.61% maior que outras idades. Mulheres com 10 a 14 anos são a maioria com 4,58% dos moradores da localidade. Outras faixas não chegam a estas porcentagens. Os dados foram recolhidos no censo de 2010. No total, Laguna tem 51.562 habitantes.
O segundo bairro mais populoso é Progresso com 4.189, vizinho do Portinho. Os dois bairros ficam próximos ao centro o que facilitaria o deslocamentos dos trabalhadores. Cabeçuda, nas margens da BR-101 é o terceiro maior bairro do município em demanda populacional, com 3.698 moradores. Região de grande concentração de empresas de pesca e cortado pela rodovia federal.
A praia do Mar Grosso tem 3.185 moradores, considerado o quarto mais populoso. Seguido do Magalhães (3.175), Vila Vitória (2.731) e Esperança (2.230).
Com apenas quatro moradores, a praia do Gi é o bairro com menor número de habitantes.
Os números servem para o Governo Municipal ter mais subsídio para as implantações das políticas públicas nos bairros.
Com a emancipação de Pescaria Brava em 2013, Laguna perderá cerca de 13 mil habitantes.
Abaixo segue uma lista do número de habitantes por bairro/região:
Portinho - 4.384Retirado do site: http://www.lagunista.com/4522.html
Progresso - 4.189
Cabeçuda - 3.698
Mar Grosso - 3.185
Magalhães - 3.175
Vila Vitória - 2.731
Esperança - 2.230
Navegantes - 2.165
Centro - 1.518
Campo de Fora - 1.194
Barbacena - 1.002
Barranceira - 984
Vila Ponta das Pedras - 780
Jardim Juliana - 495
Bentos - 470
Vila Francisco de Assis Soares - 425
Mato Alto - 192
Balneário Laguna Internacional - 119
Industrial - 15
Praia do Gi - 4

sábado, 17 de setembro de 2011

Projeto de Extensão Memórias de Laguna – UDESC

Apresentação: O Projeto de Extensão Memórias de Laguna esProjeto Manual de uma casa - Acervo da Casa Candemiltá sendo realizado pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina e iniciou-se no dia 01/03/2011. Objetiva coletar e/ou levantar junto à população e instituições materiais referentes ao passado da cidade que possam compor um acervo e serem destinados à Biblioteca Municipal Professor Romeu Ulyssea.

Deve-se destacar que a Biblioteca Municipal de Laguna praticamente não possui acervo próprio. Grande parte de fontes importantes acerca do passado lagunense encontra-se em posse de particulares ou instituições, muitas vezes não recebendo o devido cuidado e acondicionamento e não permitindo ou dificultando o acesso de pesquisadores.

Os materiais que não forem doados tampouco emprestados serão ao menos registrados por meio de fichas de informações, contendo tipo de material, onde se encontra e do que se trata. Aqueles que forem emprestados serão escaneados e/ou fotografados, compondo um acervo digital que ficará do mesmo modo à disposição na Biblioteca. Posteriormente, o material obtido será classificado e arquivado na Biblioteca com o auxílio da bibliotecária, uma das integrantes do projeto.

Acredita-se que tanto lagunenses e acadêmicos se beneficiarão diretamente com os resultados alcançados pelo proejto de extensão, que visa auxiliar na preservação e valoração das memórias da cidade e na recriação de sua história.

Público Alvo: O público alvo atingido será a comunidade lagunense de um modo geral, que se beneficiará das ações do projeto e encontrará, a partir da realização desta ação, fontes organizadas de material de consulta e pesquisa acerca da cidade de Laguna e de sua memória. Do mesmo modo, a comunidade acadêmica será beneficiada, pois tanto docentes quanto discentes terão, a partir de então, um maior número de documentos de pesquisa, organizados e especificados para a realização de projetos e pesquisas posteriores que tenham como objetivo ou como necessidade, o estudo da memória lagunense.

Ficha técnica:Relatório que descreve a história e o funcionamento do Porto de Laguna.

Departamento: Arquitetura e Urbanismo

Programa: Memórias de Laguna

Coordenador: Profª. Msc. Alice de Oliveira Viana

Vice-coordenador: Neilson Luiz Ribeiro Modro

Bolsista: Luani Martins Costa

Orientador: Profª. Msc. Alice de Oliveira Viana

Período de realização do programa: 01/03/2011 a 31/12/2011

Acadêmicos Voluntários:

Ana Paula Martins - Bilioteca Municipal                       

Arnon Burato Vieira                        Um dos materiais já levantados. Jornal O ALBOR, com reportagem sobre o bicentenário da Irmandade SS. Sacramento e Sto. Antonio.

Bruna Fumagalli                    

Cristiane Pscheidt                     

Francielle Marques Alves                        

Joana Spillere                     

Julia Mirales                      

Patrícia Dalmina de Oliveira - Bilioteca Municipal                     

Renne de Jesus Turíbio - IPHAN e Arquivo Público                     

Stephanie Paixão                       

Gabriela Lourenço - Blog e notícias                    

Mayara Damázio                      

Carlos Ikino

Área Temática Principal: Educação

Para obter mais informações, acesse o blog do projeto, projetomemoriasdelaguna.blogspot.com, que traz algumas imagens e informações já obtidas pelo projeto, além de uma espécie de “roteiro”, indicando o que está ou será feito naquela semana ou mês.

Clique nas imagens para ampliar:

Apresentação Projeto Memórias de LagunaContato Realização UDESC-CERESBlog do Projeto Memórias de Laguna

domingo, 11 de setembro de 2011

Resultado da enquete sobre o novo layout do blog

Após algumas semanas, chegou ao fim o prazo para votar na enquete sobre o novo layout do “Minha Laguna”. Foram 26 votos, dos quais, como você pode ver na imagem abaixo, 18 pessoas acharam que o novo layout está melhor que o anterior, 5 acham que está tão bom quanto antes e 3 não gostaram nem do atual nem do anterior. Você pode comparar os estilos do blog na postagem “Blog “Minha Laguna” ganha novo layout”, que traz uma foto do anterior.
enquete
Agora, acabada a enquete, você pode comentar e deixar a sua opinião sobre essa mudança (tanto elogios quanto críticas são bem-vindos): é possível comentar com a sua conta do Facebook, do Google (login e senha do Orkut, do Blogger e outros serviços do Google), como Anônimo ou deixando apenas seu nome (se você tiver blog ou site há um campo nessa opção para colocar o endereço dele). Aqui abaixo vão duas imagens do campo de comentários (a segunda mostra a opção de postar usando “Nome/URL” - clique nelas para ampliar e obter mais instruções). Ah, aproveite e siga o Minha Laguna neste menu ao lado. Obrigado e até o próximo post!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Programação para o desfile de 7 de setembro

No dia 7 de setembro, o desfile cívico-militar vai passar pela Aveimagenida Colombo Machado Salles, centro da cidade. O palanque das autoridades está montado em frente ao Mercado Público.
Antes do desfile, que se inicia às 9h, irá ocorrer uma solenidade na Praça República Juliana com participação das autoridades.
A concentração acontece nas imediações do Colégio Almirante Lamego e a dispersão vai ser nas proximidades do Cine Mussi. O desfile está previsto para o término ao meio-dia.

Ordem do Desfile Cívico-Miltar
1 – Sociedade Musical Carlos Gomes
2 – Marinha do Brasil – Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna
3 – Batalhão da Polícia Militar - 8ª região de Polícia Militar Guarnição Especial de Laguna
4 – Polícia Ambiental
5 – 2º Pelotão de Bombeiros Militar – Corpo de Bombeiros de Laguna
6 – Escola Especial Solar da Ternura – Apae
7 – Fundação Bradesco
8 – Colégio Stella Maris
9 – E.M.M. Almirante Lamego (Ceal)
10 – E.E.B. Ana Gondin
11 – Sociedade Musical União dos Artistas
12 – Escola Evolução do Saber
13 – Centros de Educação Infantil da rede municipal de Ensino
14 – E.E.B. Elizabeth Ulysséa Arantes
15 – Fundação Irmã Vera
16 – E.E.B. Comendador Rocha
17 – Rede Feminina de Combate ao Câncer
18 – Centro Educacional de Saúde Garra
19 – ADRA – Agência de Desenvolvimento e Recursos Sustentáveis ( Clube dos desbravadores Farol/ Clube dos Desbravadores Tordesilhas)
20 – Grito do Excluídos
21 – Grupo Teatral Terra
22 – Secretaria Municipal de Educação e Esportes
23 – Departamento Municipal de Esportes
24 – Associação dos profissionais do esporte – Apesporte
25 – Moto Clube Laguna
26 – Anita Moto Clube
27 – Clube dos Cavaleiros