sábado, 26 de junho de 2010

Seival e a Tomada de Laguna

O Seival foi um navio de guerra da Revolução Farroupilha (1835-1845), construído pelos “farrapos”, nome pejorativo dado aos que lutaram pela independência do sul do Brasil do resto do país. Junto com o Seival, também foi construído o lanchão “Farroupilha”, de tamanho um pouco menor.  As embarcações foram construídas para a tomada de Laguna, onde se localizava um porto muito necessário aos farroupilhas, devido a impossibilidade de conquistar o porto de Rio Grande, fortemente defendido pelas forças imperiais. A 14 de Julho de 1839 os lanchões rumaram à Laguna, sob o comando geral de David Canabarro. John Griggs, um mercenário contratado pelos revoltosos, comandou o Seival, enquanto Giuseppe Garibaldi comandava o Farroupilha.
Os barcos foram transportados por terra e água, do Rio Grande Do Sul até o sul de Santa Catarina (vide a primeira imagem), puxados por bois. Ao cortarem a Lagoa dos Patos, foram perseguidos pela marinha imperial, além de, posteriormente, passarem por várias dificuldades. Era inverno, chovia e ventava muito, fazendo do chão um grande lodaçal.  Já em Santa Catarina, na região de Jaguaruna, uma tempestade fez o Farroupilha afundar. Do naufrágio salvam-se poucos farrapos, entre eles Garibaldi.
O Seival entrou em Laguna através da Lagoa de Garopaba do Sul, atravessando a Barra do Camacho, no atual municipio de Jaguaruna, e o rio Tubarão. O ataque  a Laguna, desta forma, foi realizado por trás, fato este que surpreendeu as forças imperiais, que esperavam um ataque de Garibaldi pela barra de Laguna e não pela lagoa. Contando com a ajuda da população lagunense, Garibaldi, com o Seival, toma Laguna a 22 de Julho de 1839. Em 29 do mesmo mês foi proclamada a República Juliana.
Na última batalha do Seival, ele foi encalhado e mais tarde transformado em iate mercante com o nome de Garrafão (segunda imagem). Navegou muitos anos como mercante e acabou seus dias novamente encalhado em uma praia em Laguna (terceira imagem). Em 1916, quando ia ser restaurado por historiadores italianos foi queimado. Dos restos da sua quilha, em 1945, nasceu uma figueira, que foi transplantada para o Jardim Calheiros da Graça, a praça da Matriz,  ficando conhecida como Árvore de Anita.

  Mapa - Possível Rota dos Lanchões Seival - Iate Mercante Seival Encalhado

Links das imagens originais:
Primeira imagem  - Segunda imagemTerceira imagem

Veja também:
Anita Garibaldi
Morro da Glória
O Mercado Público e as Docas

sábado, 19 de junho de 2010

Monumento ao Trabalhador

Situado entre os bairros Magalhães e Mar Grosso, na rótula de entrada ao Porto lagunense, está erguido o imponente Monumento ao Trabalhador. Foi uma homenagem ao presidente Getúlio Vargas, que havia assinado em 16 de setembro de 1939, através do Decreto nº 11.676, a criação do Porto Carvoeiro da Laguna. O grandioso monumento tem 11,50m de altura e sua construção foi iniciada em 1943, com apoio financeiro de municípios vizinhos. As pedras usadas no monumento foram extraídas da Praia do Iró, pela empresa de prestação de serviços de Íris Luz. As estátuas, trabalhadas pelo artista Hildegardo Leão Veloso, em bronze, mostram homens seminus dedicando toda a sua força e vigor ao trabalho. As duas primeiras fotos abaixo são de minha autoria. As outras foram retiradas do blog do Valmir Guedes.

Monumento ao Trabalhador Laguna Monumento ao Trabalhador Laguna Construção do Monumento Construção do Monumento Operários na Extração das Pedras Operários na Extração das Pedras

Veja também:
A República em Laguna
Laguna comemora 333 anos de história
Saudade de Laguna

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Procissão da Festa de Santo Antônio 2010

Neste domingo foi realizada a procissão, como já disse anteriormente. Iniciou-se às 16h e se estendeu por cerca de uma hora, passando por diversas ruas do centro histórico de Laguna. Centenas de fiéis participaram desta manifestação de fé, que foi acompanhada pelas bandas União dos Artistas e Carlos Gomes. As ruas ficaram lotadas de tantos fiéis que a acompanhavam. Logo na saída da procissão uma surpresa: um helicóptero da polícia soltou papel picado sobre o cortejo. Na chegada houve a tradicional queima de fogos atrás da Matriz.

Saída Santo Antônio Santo Antônio 2010 Entrada Santo Antônio 2010 Festeiros Festa de Santo Antônio 2010 Festeiros Queima de Fogos Festa de Santo Antônio 2010 Helicóptero Polícia Festa de Santo Antônio 2010 Helicóptero Irmande Festa de Santo Antônio 2010 Festa de Santo Antônio 2010 Festa de Santo Antônio 2010 Prefeito, Vice, Padre Santo Antônio Laguna Festa de Santo Antônio 2010 Festa de Santo Antônio 2010 Festa de Santo Antônio 2010 Festeiros Irmandade Procissão Saída Procissão Festa de Santo Antônio 2010 Santo Antônio 2010 Santo Antônio Santo e Matriz Festa de Santo Antônio 2010 Festa de Santo Antônio 2010 Festa de Santo Antônio 2010 Festa de Santo Antônio 2010

Veja também:
Casa de Anita
Cine-Teatro Mussi
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

terça-feira, 15 de junho de 2010

Fotos Trezena Santo Antônio 2010

Encerrou-se neste último domingo a  Festa de Santo Antônio dos Anjos de 2010. Neste dia houve a procissão e anúncio dos Festeiros 2011 e no sábado, a transladação. Seguem as fotos:

Festa de Santo Antônio 2010 Festa de Santo Antônio 2010 Incensação do Santo Antônio Padre Marcos Herdt Santo Antônio dos Anjos Festa de Santo Antônio 2010 Festeiros 2010 Festa de Santo Antônio 2010 Povo Festa de Santo Antônio 2010 Daminhas Festa de Santo Antônio 2010 Trezena Festa de Santo Antônio 2010 Festeiros Santíssimo Santíssimo Sacramento Santo Antônio Povo Coral Estrela em Canto Irmandade Festa de Santo Antônio 2010

Veja também:
Carnaval de Laguna
Os Pilares da Fé
"Laguna, filha do mar... Do verão, a namorada..."