domingo, 16 de agosto de 2009

Domingo – 16/08/2009

Boa tarde/noite! Neste belo domingo ensolarado fui dar uma voltinha por Laguna e resolvi tirar fotos para postá-las aqui. Algumas fotos foram tiradas no bairro Progresso (“Arial”) e outras perto da ponte de Cabeçudas (na frente do Hotel Lagoa). O resultado está aí. Confira!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Anita Garibaldi: “Heroína dos Dois Mundos”


Em 30 de agosto de 1821 nascia em Laguna Ana Maria de Jesus Ribeiro, filha de Bento da Silva e Maria Antônia de Jesus Antunes. Por possuir um espírito muito livre e ser uma excelente amazona, sua mãe resolveu casá-la o mais rápido possível. Sendo assim, quando tinha entre 14 e 15 anos casou-se com Manuel Duarte de Aguiar, um sapateiro. Divergiam em diversos pontos, inclusive na política. Não chegaram a ter filhos.
Após três anos de casada, conheceu Giuseppe Garibaldi e passou a ser chamada de Anita. Nessa época, ela tinha 18 e ele 32. Quando se conheceram, o marido de Anita se encontrava junto às tropas imperiais. Com Giuseppe, Anita lançou-se nos campos de batalha, libertando seu espírito revolucionário. As principais demonstrações de bravura de Anita Garibaldi foram durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), onde passou por inúmeras privações e dificuldades. Anita e Giuseppe casaram-se somente três anos depois, quando estavam em Montevidéu, no Uruguai. Dessa união nasceriam quatro filhos.
Em junho de 1849, Giuseppe Garibaldi liderava a defesa da República de Roma contra os franceses. A França vence e Roma se entrega. Garibaldi não admite a derrota e vai para Veneza com Anita, que mesmo grávida de seis meses do seu quinto filho veste-se de homem e acompanha seu marido em sua última empreitada. Devido às cavalgadas noturnas, uma alimentação inadequada e noites ao ar livre, Anita adoece, porém não esmorece. Anita só parou quando faleceu, em 4 de agosto de 1849, junto com seu filho.
Até hoje a verdadeira causa de sua morte é contraditória. Alguns acreditam que foi malária. Outros acham que foi febre terciária simples, febre perniciosa ou talvez leucemia. Sua morte precoce fez Giuseppe Garibaldi e seus colegas sofrerem muito. Anita foi e continua sendo muito amada por todos. Ela dá nome a dois municípios de Santa Catarina (Anita Garibaldi e Anitápolis), a uma praça em Curitiba e a uma rua no Rio de Janeiro.
Monumentos à Anita:
Em ROMA:
Em BELO HORIZONTE:image

Em LAGUNA:

domingo, 9 de agosto de 2009

Concerto das Sociedades Musicais “Carlos Gomes” e “União dos Artistas” – 29/08/09

Será realizado no dia 29 de agosto às 20:00 horas um Concerto das Sociedades Musicais “Carlos Gomes” e “União dos Artistas” em benefício do Hospital e das duas bandas. A apresentação será realizada no Centro Cultural “Santo Antônio dos Anjos”. Serão cerca de duas horas de concerto. Os ingressos custam R$ 5,00 e estão disponíveis para a venda na Farmácia Flávia, Hospital, Casa do Pescador, Laguna Discos, Paraíso Presentes, Rodolanches e Uega Materiais Elétricos.